SLIDES - EEMAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escola Arioene fica entre as 10 melhores Escolas Públicas do RN

Aos Comitês Regionais do Prêmio Gestão Escolar e Colaboradores,


Temos a satisfação de informar que o Comitê Estadual do Prêmio em Gestão Escolar, integrado por representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, do Conselho Estadual de Educação – CEE, da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação - UNDIME/RN, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado - SINTE/RN, da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação – ANPAE, da Escola de Governo do RN, da Assembleia Legislativa e, dos diversos órgãos da SEEC/RN, concluiu na reunião dessa quarta-feira, dia 8 de agosto de 2013, as análises dos Dossiês dos processos avaliativos das escolas inscritas na decima quarta edição do Prêmio 2013.

Reconhecendo a qualidade da gestão escolar alcançada pelas escolas finalistas, o Comitê Estadual indicou a primeira colocada como “Destaque Estadual em Gestão Escolar/2013”, conforme a classificação.

CLASSIFICAÇÃO ESCOLA DIRETOR(A) MUNICÍPIO PONTOS
1º LUCAR - EE Terezinha Carolino de Souza 
Diretor: Oton Mário de Araújo Costa 
Cidade: Jacanã 
Pontuação: 93,0
2º LUCAR - EE Jose Guedes do Rego 
Diretor: Maria Edna de Souza 
Cidade: Pau dos Ferros 
Pontuação: 76,0
3º LUCAR - EE Antonio de Azevedo 
Diretor: Maísa Maria dos Santos Guilherme 
Cidade: Jardim do Seridó 
Pontuação: 74,0
4º LUCAR - EM Raul de Medeiros Dantas 
Diretor: Maria Conceição de Araújo Lima 
Cidade: São Jose do Seridó 
Pontuação: 70,0
5º LUCAR - EM de Ensino Fundamental Joao Paulo I 
Diretor: Maria Sueli oliveira dos Santos 
Cidade: Serrinha 
Pontuação: 67,0
6º LUCAR - EE Lindalva Maria de Souza 
Diretor: Jucileide Félix Pinheiro 
Cidade: São Miguel 
Pontuação: 66,5
7º LUCAR - Centro Educ Felinto Elisio 
Diretor: José Araújo de Azevedo 
Cidade: Jardim do Seridó 
Pontuação: 64,0
8º LUCAR - EE Juscelino Kubitschec 
Diretor: Rubens Oliveira Dantas 
Cidade: Açu 
Pontuação: 49,0
9º LUCAR - EE Prof Raimundo S Costa 
Diretor: Jocildo Dantas da Silva 
Cidade: São Jose do Seridó 
Pontuação: 45,0
10º LUCAR - EE Profª Maria Arioene de Souza 
Diretor: Francisca Monica da Silva Araujo 
Cidade: Campo Redondo 
Pontuação:43,5
11º LUCAR - C. de Educ Infantil Olindina V. da C. Olegario 
Diretor: Maria Silvone da Costa Almeida 
Cidade: Guamaré 
Pontuação: 38,0
12º LUCAR - EE 30 de Setembro 
Diretor: Maria das Graças Lima P. Martins 
Cidade: Mossoró 
Pontuação: 35,0
13º LUCAR EE Ferreira Pinto Maria Rita Carlos de Morais Tavares Apodi 33,0
14º LUCAR EE Professora Herondina Caldas João Maria do Nascimento Presidente Juscelino 32,0
15º LUCAR EE Profª Maria Zenilda Gama Torres Eleusa Moreira Gurgel Fernandes Apodi 31,0
16º LUCAR EM Deputado Jesse Pinto Freire Maria das Dores da Fonseca Guamaré 30,5
17º LUCAR EE Auta de Souza Maria de Fátima Santos da Costa Macaíba 28,0
18º LUCAR EE Natalia Fonseca Francisco Teófilo dos Santos Bom Jesus 26,0
19º LUCAR EM Presidente Castelo Branco Jose Nilton da silva Lagoa Salgada 22,0
20º LUCAR Cmei Prof Arnaldo A. de Azevedo Izaque Gregório Romão de Oliveira Natal 20,0
21º LUCAR EE Maria Cristina Parnamirim 9,0
22º LUCAR EE Joao Tibúrcio Goianinha 6,5

Estamos convencidos da importância do acesso a metodologia da autoavaliação e reflexão, pois serve como ponto de partida para a elaboração de um Plano de gestão mais adequado aos objetivos da comunidade.

Agradecemos o empenho dos membros nessa atividade, na certeza de estarmos contribuindo para a política de melhoria do desempenho das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte.

Atenciosamente,
Edmilson Simplício de Araújo
Presidente

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Encontro Pedagógico - Aula de Departamento 2013


ATENÇÃO SENHORES PROFESSORES E PROFESSORAS DA EEMAS

HOJE, AS 19:00 HORAS, NA ESCOLA MARIA ARIOENE DE SOUZA ESTARÁ SENDO REALIZADO O PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO, COM O TEMA: AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

MÔNICA ARAÚJO - GESTORA



Profissionalismo e resiliência



As cobranças cada vez mais acentuadas dos profissionais de todas as áreas e em todos os setores da sociedade, vem dia a dia aumentando o alto índice de pessoas estressadas no Mercado de trabalho. O estresse, os grandes desafios não são problemas inerentes apenas a educadores, mais a todas as pessoas que exercem ou não cargos ou funções no mercado de trabalho.

A capacidade que o individuo tem de lidar com situações problemas, estresse, segundo American Psychological Association, define como resiliência, ou seja, “ o processo e resultado de adaptar com sucesso a experiências de vida difíceis ou desafiadoras, especialmente através da flexibilidade mental, emocional e comportamental e ajustamento a demandas externas e internas” (APA,20110, p.809). Já o estudioso Sabbag (2012) a define como: “ resiliência é competência de indivíduos ou organizações que fortalece, permite enfrentar e até aprender com adversidades e desafios.

O individuo resiliente tem a capacidade de recupera-se , adaptar-se, moldar-se a situações novas e a grandes desafios, sem qualquer lesão . Segundo, estudiosos resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal.
Dessa forma, resiliência, segundo GRAPEIA/2004, “É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”.


MÔNICA ARAÚJO
AGOSTO DE 2013

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Escola Arioene é destaque no Portal da Rádio Santa Cruz AM




Prêmio Gestão Escolar 2013
A região jurisdicionada pela 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) divulgou o nome das duas escolas selecionadas pelo Prêmio Gestão, edição 2013, que premia as melhores escolas estaduais do país.

As instituições definidas na fase regional foram: Terezinha Carolino, de Jaçanã, e Maria Arioene, de Campo Redondo. As duas escolas representaram o Trairi na etapa estadual, reunindo as melhores do estado. As selecionadas na jurisdição da 7ª DIRED concorreram com mais outras seis instituições de ensino.

Agora a avaliação é estadual. A partir da avaliação do Comitê Estadual, a Secretaria Estadual de Educação vai indicar a escola que representará do Rio Grande do Norte na etapa nacional do prêmio. O anúncio da representante será feito no dia 09 de agosto.

As instituições foram escolhidas através de um comitê avaliativo composto por representantes de instituições como DIRED, UFRN, IFRN e Secretaria Municipal de Educação. Cada escola foi avaliada de acordo com o preenchimento dos dados que foram enviados ao Ministério da Educação.

A Terezinha Carolino é a segunda vez que participa do prêmio, no ano passado, a escola foi à segunda no estado, perdendo apenas para o Instituto Kennedy, em Natal, que é tido como a melhor escola do estado há vários anos.

A etapa estadual é realizada em três fases: seletiva, classificatória e visita in loco. Esta visita será feita pelos membros do Comitê Estadual às três escolas selecionadas a partir das etapas anteriores.

O comitê estadual é composto por profissionais da educação indicados pela Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação.

O Prêmio Gestão Escolar, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é um motivador para as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem sua comunidade escolar. Ele visa estimular iniciativas exitosas na educação básica da rede pública.