SLIDES - EEMAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dicas de Educar para Crescer

Escola EEMAS realizou Encontro Pedagógico–Prêmio Gestão

Foto-0213
A Escola Maria Arioene realizou ontem, dia 03 de maio mais um Encontro Pedagógico com os professores 

DIA D DO PREMIO GESTÃO ESCOLAR


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA- ENSINO MÉDIO
DATA- 03/05/2012
PAUTA DO ENCONTRO PEDAGÓGICO



PARTICIPANTES: EQUIPE GESTORA PEDAGÓGICA E DOCENTES
OBJETIVO: DISCUTIR ASSUNTOS RELEVANTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

PAUTA A SER DISCUTIDA

REFLEXÃO

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. 

Rubem Alves



1- DIARIOS DE CLASSE/CANHOTOS
2- LIDERES DE SALA DE AULA
3- GRÊMIO ESTUDANTIL
4- RÁDIO (proposta)
5- FANFARRA (proposta)
6- DIA DAS MÃES ( sugestões)
7- CARTILHA DE CONVIVENCIA
8- ENCONTRO PEDAGÓGICO ( projeto, horário)
9- FREQUENCIA PROFESSOR/ALUNO
10-REPASSE DA FORMAÇÃO AEE
11-DIA D DO PREMIO GESTÃO ESCOLAR
12- REALIZAÇÃO DA AUTO AVALIAÇÃO DO PREMIO GESTÃO 

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"
Gabriel Chalita


Foto-0188Foto-0211Foto-0212Foto-0214

Escola Maria Arioene realizou entrega de Pendrives e Cadernetas para alunos

Foto-0200

A direção da Escola EEMAS realizou nesta semana, início do mês de maio a entrega de Kits para os alunos matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio dos turnos matutino,vespertino e noturno. Estes objetos faz parte de um Projeto da Secretaria de Educação e Cultura do RN.

Foto-0189Foto-0191Foto-0199Foto-0202Foto-0204Foto-0207Foto-0208Foto-0210

Informações da Escola Arioene!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Educação a Distância oferece 2.085 vagas nos cursos de licenciaturas da UFRN

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza em junho o Processo Seletivo para os cursos de graduação da Educação Superior a Distância para o segundo semestre deste ano. Serão oferecidas 2.085 vagas nos cursos de licenciatura, distribuídas em diversos polos do Rio Grande do Norte.

As inscrições serão feitas a partir de 12 de maio, prosseguindo até as 23h59 do dia 24, exclusivamente pela internet, através do portal da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), no endereço www.comperve.ufrn.br, onde estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

Aberto aos candidatos portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, o Processo Seletivo será realizado nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luis Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim.

As vagas estarão distribuídas entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, Pedagogia, Química, Matemática e Física.

As provas serão realizadas dia 3 de junho em locais a serem definidos pela COMPERVE. A divulgação ocorrerá a partir do dia 30 de maio.

A Resolução que dispõe sobre esse processo seletivo foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em reunião realizada no dia 27, e será disponibilizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a COMPERVE a partir desta sexta-feira, 27.

Fonte: Portal da UFRN

SEEC emite nota sobre eventuais irregularidades cometidas por fornecedores da merenda escolar

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura tem recebido denúncias de eventuais irregularidades cometidas por empresas que fornecem alimentação às escolas da rede estadual. Em razão disso, informa que:

1 – Solicitou esclarecimentos sobre as ocorrências registradas às empresas responsáveis e determinou aos gestores de todas as escolas da rede que suspendam imediatamente a aquisição dos alimentos com as respectivas empresas

2 – Para não haver descontinuidade na oferta de merenda escolar, excepcionalmente, as escolas estaduais que tem preços registrados com empresas que apresentaram irregularidades devem efetuar a compra dos alimentos, preferencialmente, por meio da agricultura familiar. Não sendo possível, deverão ser cotados os preços dos alimentos, com no mínimo 03 propostas, para aquisição por menor preço e qualidade

3 – Ressalta que a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte é descentralizada. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação repassa os recursos à Secretaria de Educação e a mesma transfere aos caixas escolares, baseada no número de alunos por escola. A administração desses recursos é de inteira responsabilidade do diretor da escola.

Por fim, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura renova o seu compromisso com a excelência no fornecimento da alimentação escolar e na manutenção da saúde dos alunos.

Natal, 27 de abril de 2012

Betânia Leite Ramalho, Secretária de Educação

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Crônica 13 : Dia do Trabalho

2

O dia do trabalho é uma data muito significativa para qualquer ser humano, de qualquer país ou etnia, pois o trabalho dignifica o homem ou a mulher. E neste dia 1º de maio de 2012 os brasileiros e as brasileiras param para refletir sobre esta importante data do calendário.

O ser humano desde bem cedo já sabe o valor do trabalho. Bem antes de nós termos nascido, já existia a necessidade do homem conquistar o direito das necessidades básicas de sobrevivência por meio de uma atividade física ou mental.

O tempo muda e com estas mudanças, as oportunidades de empregabilidade tem se diversificado. Nos primórdios dos séculos depois de Cristo, sabemos que o conhecimento era bastante limitado as classes sociais abastada, isso provocava uma tendência de uma classe dominante e uma comandada. Ainda existe hoje, mas com muito menor intensidade.

Com o apogeu da ciência da comunicação e da tecnologia o mundo tomou um novo rumo no tocante à visão das classes sociais. O homem se apropriou do direito à educação, e com isso a mão de obra que antes não havia nenhuma preocupação da qualificação, hoje tem.

Os cursos técnicos e universitários estão qualificando novos trabalhadores para atender as necessidades do mercado de trabalho nos diversos ramos de atividades, seja em prestação de serviços, industriais, empresariais ou autônomos. Mas ainda, o mercado não consegue absorver a grande demanda e desta forma persiste o problema do desemprego.

Nesta data especial, torcemos para que o trabalhador cumpra o seu papel de agente da ação e que o empregador cumpra o seu papel de um bom patrão.

George Araújo